Criador do logotipo do GPPSD em visita a nossa sede

3 de março de 2015 0 Por admin

Em 28 de fevereiro o Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos-Dumont (GPPSD) teve a honra em receber em sua sede, localizada no Modelódromo do Ibirapuera, a ilustre visita do publicitário Mardi Campos Rocha de 77 anos, criador do famoso e pioneiro “Arco Íris” mais antigo do plastimodelismo, que é a marca registrada do GPPSD.

Para quem não o conhece, Mardi é (realmente) um dos fundadores do GPPSD, sendo seu “Sócio nº 04”. Recebido pelos associados com muito carinho e admiração, presenteamos na ocasião o autor de nossa marca com brindes e medalhas que estampam a sua criação,em uma espontânea homenagem. Mas, voltando no tempo, Mardi nos contou como surgiu a inspiração e motivo para criar a nossa logomarca.

1958100_1443242792579925_427987449_n

No ano de 1973, quando alguns plastimodelistas (ainda não existia formalmente o GPPSD) estiveram em visita à sede do então IPMS BRASIL, localizado no Rio de Janeiro, o então presidente desta entidade, o saudoso Dr. Luis Linhares, mostrou a marca de sua entidade, que era um globo terrestre com tarja em vermelho e azul, tendo na sua parte superior a silhueta de um Republic P-47D Thunderbolt com o nº 1, representando o avião do Cel. Nero Moura, então comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça que combateu em céus italianos na 2ª Guerra Mundial.

Como o Dr. Linhares tinha um apreço especial pela Marinha do Brasil, Mardi, também, pensando em homenageá-lo, se inspirou no “cocar” da Aviação Naval, que na época, tinha permissão para atuar apenas com asas rotativas (helicópteros). Tendo a sensibilidade de utilizar apenas a metade do “Cocar Naval”, para não ter problemas de plágio (e pela própria época em que o nosso país atravessava), adicionou na parte inferior a sigla GPPSD (que mesmo não existindo oficialmente, já era como o Grupo de identificava), e em homenagem ao nosso patrono, Alberto Santos Dumont, a silhueta do 14 Bis em vôo se contrapondo às cores do arco íris, com as cores de nossa bandeira. O fato é que de 1919 a 1934 a Aviação Militar, do Exército Brasileiro, usava semelhante cocar da Marinha do Brasil. Sendo assim, a logomarca do GPPSD acaba homenageando as duas aviações pioneiras das Forças Armadas.

Daí para a frente, o resto é pura história. Depois de 43 anos o logo permanece inalterado, com as cores firmes e brilhantes, sendo inclusive conhecido internacionalmente. Está registrado no INPI desde o ano de 2010, como prova de nosso respeito pela história de nossa instituição. Os atuais associados mantém sempre altivo esse legado, elevando cada vez mais alto e com responsabilidade, os ideais do plastimodelismo como cultura, história e acima de tudo, união entre seus praticantes, sejam entre os clubes, agremiações e membros isolados, no Brasil e em todas as partes do mundo.

Obrigado, Mardi, nosso veterano e eterno fundador!