Sets de detalhamento para o A-29 Super Tucano 1/48

Sets de detalhamento para o A-29 Super Tucano 1/48

20 de abril de 2015 0 Por admin

Por João Paulo Moralez

Depois de 10 anos aguardando um kit injetado em plástico do Embraer EMB-314 Super Tucano a Hobby Boss finalmente lançou um kit em escala 1/48 do turboélice de treinamento avançado e ataque leve brasileiro (veja matéria completa aqui). Mas, como todo o kit, o modelista pode ainda incrementar e muito o seu A-29 detalhando o interior e exterior da aeronave com vários sets lançados para esta finalidade.
Começando pela Eduard são três cartelas de photo-etched.


A primeira possui um detalhamento restrito ao cockpit, indicado para quem que busca algo mais simples. A Eduard chama essa série de Zoom, justamente por oferecer algo conciso. Com o código FE690, o photo-etched é colorido e auto adesivo. Nele são encontrados alguns detalhes para o canopi, painel, consoles laterais do cockpit, paredes laterais e assento ejetável. Somente isso já vai dar um grande salto na qualidade do modelo.


Já a segunda cartela, com o código 49690 você encontra um profundo detalhamento para o interior incluindo mais peças para o canopi, head-up display e laterais internas. É muito interessante mas ao mesmo tempo é mais caro e requer muito mais trabalho pois a quantidade de peças é grande.


Já o terceiro (e o meu preferido) é a cartela com código 48820. Este somente engloba o exterior da aeronave, portanto talvez seja necessário combinar esta cartela com uma das duas dedicadas ao interior. Neste caso estão todas as grelhas, reforços estruturais, tampas de acesso, luzes de formação, molduras, etc. Eu acho que em certo nível existe até um exagero e eu particularmente até selecionaria algumas coisas que eu mesmo nem colocaria. Mas a cartela é sensacional e extremamente completa. Inclui detalhes para fuselagem, asas, trem de pouso, tanques subalares e mísseis.


A Eduard ainda possui a máscara pronta para o canopi e rodas, que possui o código EX436. Eu particularmente, no caso do A-29 que possui um área fácil de empapelar, esse item desnecessário.
Mas em relação ao Super Tucano existem outras novidades.
ex436
A QuickBoost possui três itens dos quais dois eu acho fundamentais. O primeiro é o escape do motor, que é mais real e parecido com o original. Você pode encontrar este item com o código QB-48612. O segundo ponto são os canos das metralhadoras calibre .50 polegadas, também da QuickBoost, com o código QB-48614 (acompanha quatro peças. Ambos são em resina. Existe, se você preferir, os canos da Browning .50 em metal, de outras marcas, que podem ser adaptados.
Por fim a QuickBoost lançou os manches do A-29 (vem três peças) mas neste caso eu não recomendo como um item indispensável. O código deste produto é QB-48613.