29ª Convenção Nacional de Plastimodelismo é realizada em São Paulo

29ª Convenção Nacional de Plastimodelismo é realizada em São Paulo

13 de dezembro de 2015 0 Por admin

Foram 208 modelistas, 837 modelos e mais de 1.600 pessoas que passaram pelo tradicionalíssimo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), da Força Aérea Brasileira (FAB) nos dias 5 e 6 de dezembro de 2015. Na 29ª Convenção de Plastimodelismo do GPPSD porém, o tema central de todos que chegaram e ali ficaram era a benéfica confraternização entre amigos que, morando em cidades e estados diferentes, puderam se reencontrar.

A qualidade dos modelos expostos, em todas as categorias, saltava aos olhos daqueles que viam. Dezenas de modelos foram inscritos para competirem nas categorias criadas em 2015 sendo, em aviação, caças a jato norte-americanos e aviões civis narrow-body (um corredor); tanque Sherman na militaria; esportivos, para os automóveis; embarcações alemãs; combatente da 2ª Guerra Mundial para as figuras e; melhor caça a jato da FAB.

No caso das premiações especiais foram entregues para os melhores modelos Muscle Cars, para automóveis; melhor moto; melhor diorama; melhor Kids e; melhor caça à hélice norte-americano.

12321468_1704692776434924_5098662387545360834_n

Dividindo a atenção com os kits que literalmente forraram as mesas, grupos de escoteiros e de reencenadores históricos representando soldados de diversas nacionalidades e de diferentes épocas, usando réplicas perfeitas e idênticas de armamentos e acessórios como lanterna, cantil, cintos, carregadores, pistolas, revólveres, fuzis, entre outros.

Já no sábado houve o lançamento do livro “O Stuart no Brasil. M3/M3A1 e derivados”, da Biblioteca Tecnologia&Defesa. De autoria de Hélio Higuchi, Paulos Roberto Bastos Jr. e Reginaldo Bacchi, três consagrados pesquisadores e escritores de defesa do Brasil, o livro contém 23 ilustrações do artista Gino Marcomini e dezenas de fotos coloridas e em preto e branco. Trata-se da primeira obra exclusivamente dedicada a este blindado que foi muito importante para o equipamento e manutenção da soberania por parte do Exército Brasileiro.

Indispensável para a organização de qualquer evento de plastimodelismo, uma vez que proporciona aos visitantes a chance de comprarem seus kits, tintas, ferramentas, livros, miniaturas, entre outros acessórios, o GPPSD reuniu 27 lojistas e parceiros que expuseram seus produtos.

Além destes, a Easy Hobby disponibilizou cinco vouchers de US$ 40,00, a Kinetic/Luckymodel um kit do Super Étendard e um do Su-33, ambos na escala 1/48 e, por fim a Mig AMMO duas assinaturas de revistas The Weathering Magazine e dois cupons de 40% de desconto na compra de qualquer produto em seu website.

Além dos lojistas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do 1º Batalhão de Polícia de Choque Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, levou duas viaturas que ficaram expostas, sendo uma Chevrolet e outra Hillux.

Por fim, o sucesso e a grandiosidade da 29ª Convenção Nacional de Plastimodelismo deve-se em muito ao inestimável apoio prestado pela FAB através do PAMA-SP e seu comandante, Brigadeiro Coronel Aviador Ricardo Augusto Fonseca Neubert. Como tradicionalmente é feito em todas as convenções do GPPSD, o Hino Nacional foi cantado e, ainda, uma singela homenagem foi feita aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que lutaram pela liberdade na Itália na 2ª Guerra Mundial.

Vencedores da premiação especial

Aviação Militar
Melhor Caça a jato Americano (USAF, US Navy e USMC)
A-6A Intruder – Trumpeter 1/32
Inimá de Almeida Siqueira Filho
Patrocinador: Revista ASAS

Aviação Civil
Melhor Narrow-Body
Boeing 737-800 – Revell 1/144
Humberto Aquira Ferreira
Patrocinador: Revista ASAS

Militaria
Melhor Sherman
M4A3 Sherman com Mine Roller – Tamiya 1/35
Osvaldo Júlio Jr.
Patrocinador: Revista Tecnologia&Defesa

 

Autos
Melhor Esportivo
Corvette – 1/24
Jefferson Pimenta
Patrocinador: Mais Modelismo

Embarcação
Melhor Embarcação Alemã da 2ª Guerra Mundial
Graf Spee – 1/350
Luis Fernando Martini
Patrocinador: Plastic Kits

 

Moto
Melhor moto
Honda NS 500 – 1/12
Sandro
Patrocinador: Ofinallis Hobby

Figura
Melhor combatente 2ª Guerra Mundial
MG42 Gunner
Cristiane Tatavito
Patrocinador: Arsenal 51

 

Ficção
Melhor Ficção
CB Wing Fighter
Antônio Roberto Campos Filho
Patrocinador: GPPSD

FAB
Melhor caça a jato
Embraer AMX A-1 – 1/48 Kinetic
Alexandre Alves
Patrocinador: Esquadrões de Combate

Prêmio Especial Melhor Helicóptero
AS.365K Pantera – 1/35
Antônio Roberto Campos Filho
Patrocinador: Hobby News

Prêmio Especial Autos
Melhor Muscle Cars
Camaro
Marcelo Adabbo
Patrocinador: GPPSD

Prêmio Especial
Melhor caça a hélice norte-americano (USAF, US Navy, USMC)
Republic P-47- 1/48
Luis Fernando Martini
Patrocinador: GPPSD

Prêmio Especial
Melhor Diorama
SS AW Aufbiuwork
Caio Malfatti
Patrocinador: GPPSD

Prêmio Especial
Melhor Kids

Prêmio Especial Scratch
BMW Serie 3
Márcio de Matos
Patrocinador: GPPSD

Best of Show
Porta-aviões Yorktown
Luis Fernando Martini
Patrocinador: GPPSD