Aerógrafos Steula – A nova opção

Aerógrafos Steula – A nova opção

12 de março de 2016 0 Por admin

Por Guilherme Castro 

Tivemos a grata surpresa de receber em nossa 29ª Convenção Nacional de Plastimodelismo, realizada no PAMA – SP em dezembro de 2015, a simpática presença do pessoal da Aerógrafos Steula, que apresentaram toda a sua linha de produtos destinada aos plastimodelistas, que usam a pintura por aerografia para enriquecer seus kits com um belo trabalho de pintura.

aerografo-profissional-com-bico-02mm-steula-bc-61-02

A empresa está há 58 anos no mercado, oferecendo , além da linha de aerografia, que são sete modelos, mangueira e suporte, muitos outros produtos de alta qualidade. Mas vamos falar do aerógrafo oferecido para Teste, o Modelo BC 61.

Especificações Gerais do BC 61 0,3mm

Recebemos para análise e teste do produto o modelo com a ponta de 0,3 mm (mas existe com a agulha de 0,2mm), com as seguintes características;

– Ação dupla.

– Indicado para trabalhos de precisão, tais como retoque de fotos, artesanato e modelismo.

– Revervatório de 7cc de capacidade de tinta, que chega ao bico por gravidade.

– Pressão de trabalho entre 15 a 50 PSI.

– Regulagem do fluxo de tinta.

 Aerografo-Profissional-com-Bico-02mm--steula-bc-61-021

Apresentação e Embalagem

 O aerógrafo vem em uma resistente e bem colorida embalagem protetora de papelão, sendo o modelo, propriamente dito, totalmente protegido por uma caixa moldada em plástico e manual de instruções. Ao retirar o aerógrafo da caixa, notamos a qualidade do material, com suas partes metálicas muito resistentes e bem estampadas. A manípula, moldada em plástico preto, dá uma visão agradável ao equipamento, cujo peso total é bem satisfatório e praticamente igual aos modelos de outros fabricantes.

 

Testando na Prática o BC 61-3mm.

Por sorteio ( já que todos queriam manuseá-lo), sete associados foram contemplados em testar o BC 61 nas mais diversas situações.

aerografo-profissional-com-bico-02mm-steula-bc-61-02-117411-MLB20556827575_012016-F

– Iniciamos com a aplicação de “ primmer” do tipo convencional ( Mr. Surfacer ) e o automotivo , sendo que em todos os momentos o fluxo de aplicação não foi prejudicado, pois a diluição foi feita dentro dos padrões normais.

–   As tintas usadas para testes foram as normalmente usadas pelos plastimodelistas, tais como Tamiya ( a base dágua ), Gunze ( álcool ) Mr. Color ( thinner ) , tendo o equipamento se comportado sem problemas em todas as ocasiões na pressão entre 20 e 25 PSI.

–     As tintas nas cores prateadas, por sua composição, costumam ser mais “pesadas”, ocasionando entupimento durante o processo de pintura, mas não foi esse o caso, sendo usadas as pressões que variaram de 25 a 35 PSI, sem inconvenientes.

– Testamos, também, a aplicação de diversos tipos de vernizes, como Future e Dullcoat, com variações de pressões e diluentes sem incidentes.

Destacamos que os referidos testes, foram realizados por diferentes modelistas , associados do GPPSD, sendo que cada um deles tem a sua técnica de diluição, preferencia por determinada marca de tinta e verniz, pressão utilizada, etc.

Foram testados, também, diversos tipos de abertura e regulagens para a aplicação das tintas e vernizes, comportando-se o equipamento de maneira normal, sem nenhum tipo de problema que viesse comprometer o trabalho de pintura.

O trabalho de manutenção do aerógrafo é muito simples, sendo que a limpeza completa, com a desmontagem parcial deste, somente foi realizado no final dos testes.

Durante 8 sábados utilizamos o valente BC 61- 0,3mm, com uma média de 5 horas uso na bancada, seja para o modelista que o estava testando, ou algum outro associado que fosse fazer um uso rápido para a aplicação de “primmer” ou pintar um interior de fuselagem, pneu retoque de superfície e até complemento de camuflagens. Por tudo isso, podemos dizer que o nosso BC 61 atendeu as espectativas, sendo aprovado com louvor em nossa bancada de teste.

Agradecemos a Steula Equipamentos pela doação do Aerógrafo BC 61.

Mais informações no website: http://www.steula.com.br/ ou no Facebook https://www.facebook.com/steulaequipamentosltda?fref=ts