Beechcraft C-45F Expeditor

Beechcraft C-45F Expeditor

9 de julho de 2016 0 Por admin

Por Guilherme Castro

O Beechcraft Modelo 18, também conhecido como Twin Beech ou Beech Bi, foi um versátil avião produzido na sede da Beech Aircraft Corporation, localizada em Wichita, Kansas. Sua produção teve início no ano de 1937 e só foi encerrada em 1969, com mais de 8.987 unidades produzidas. Serviu com distinção como avião de passageiros, carga, treinador militar, bombardeiro leve e foto reconhecimento, seja no modelo com bequilha, triciclo ou com flutuadores. Apenas por essas características, não é preciso explanar muito sobre sua robustez e versatilidade. A Força Aérea Brasileira utilizou o tipo em missões de treinamento, transporte e no Correio Aéreo Nacional, sendo que o FAB 2856 esteve na ativa até 1976, quando foi recolhido ao MUSAL, para um glorioso e merecido descanso.

c-45alaska

O KIT DA REVELL

A Revell disponibiliza o molde da ICM Models do famoso Beech C-45F derivado do Model 18, que representa um dos ícones da era de ouro da aviação mundial. Com uma bela ilustração que valoriza a embalagem, o kit com o código 039966 é moldado em plástico na cor cinza médio, em baixo relevo, com aproximadamente 127 peças, sendo 11 transparentes. Ao retirar as árvores de peças, notei que todas são bem injetadas, sem rebarbas ou marcas de injeção aparente. Fazendo uma comparação dos “sprues” e manual de instruções. É o mesmo molde da ucraniana ICM Models cod- 48181, pois a textura do plástico é praticamente a mesma, precisando apenas passar levemente uma lixa para nivelar as peças maiores.

299368

As peças que formam o interior da cabine de pilotagem e o compartimento de passageiros e bem satisfatório, podendo ser enriquecida com mais detalhes, conforme o gosto e exigência do modelista. Os vidros que formam os parabrisas devem ser montados em cada metade da fuselagem, o que pode causar um certo desconforto para os menos experientes. A montagem das peças que formam as hastes dos trens de pouso são bem detalhas e algumas bem frágeis, requerendo atenção na sua construção e colagem, e recomendo igual cuidado com as hastes dos assentos dos pilotos e passageiros, já que são colados diretamente na asa (peça B2), que depois de montada com a fuselagem , formam o assoalho.

O manual de instruções é bem detalhado e à cores, permitindo uma visualização fácil e precisa. O esquema de pintura permite a decoração de duas aeronaves, sendo uma da United States Air Force (USAF) UC-45F e outro da Royal Navy Fleet Air Arm. Analisei a folha de decais e aparentemente é de boa qualidade com cores precisas. Por todo o conjunto, o plastimodelista terá um excelente kit em mãos, aliado ao preço que é mais barato que o embalado pela ICM Models, tornado a aquisição, muito mais atrativa.