Grupo

O GPPSD – GRUPO DE PLASTIMODELISMO E PESQUISA SANTOS DUMONT

Durante duas décadas de prática crescente de Plastimodelismo em São Paulo não havia nenhuma proposta de formação de um grupo de praticantes do hobby. Os entusiastas encontravam-se e trocavam experiências em balcões de lojas ou reuniões familiares, onde o relacionamento se dava em um nível informal, sem nenhum grau de institucionalização.

426944_10150592633458422_639428421_9239661_1822764969_n Essa situação mudou em 1978, quando com o apoio da Fundação Santos Dumont, entidade mantenedora do Museu de Aeronáutica de São Paulo, então localizado no Parque do Ibirapuera, foi estabelecido o Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont (GPPSD), com sede no Museu da Aeronáutica de São Paulo.

O Grupo foi constituído como uma entidade civil, sem fins lucrativos, dedicada à divulgação, ensinamento, preservação histórica e cultural do Homem, visando o reconhecimento do Plastimodelismo como uma ferramenta e uma forma de arte, diferenciando-o, dentro deste escopo, de um simples brinquedo.

Ao longo dos seus mais de 35 anos de existência o Grupo mudou de sede e hoje está localizado no Modelódromo do Ibirapuera, local que apresenta infraestrutura adequada para a realização das suas atividades, com estacionamento no local e segurança.

10458613_660936043995888_383362073938054373_n

Em 2004 foi criada a figura dos CDM- Clubes Desportivos Municipais, sendo o Modelódromo do Ibirapuera o único a ser dedicado à prática do modelismo e subordinado a SEME- Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Em 2006 foi transformado em CDC – Clube da Comunidade MI, continuando subordinada a SEME e agora, também a subprefeitura da Vila Mariana. Sob a égide de ambas as nomenclaturas o Modelódromo do Ibirapuera atendeu e participou de todas as tarefas e solicitações designadas pelo poder público, sendo mais recente “Projeto Clube Escola” onde durante três anos mais de 25 mil crianças de 380 escolas da periferia da rede municipal foram atendidas, pois o Grupo entende que o modelismo é acima de tudo cultura e disciplina, sem distinção de classes, ensinando todas as modalidades de modelismo e recebendo elogios das escolas participantes, da imprensa como um todo e da própria SEME.

GPP-1978

 

 

DSC_1702 MD

 

 

Em 24 de Julho de 2011 o GPPSD se afiliou ao IPMS UK com a denominação IPMS BRASIL.

IPMS LOGO 2010OldWorldD copy

Em função da importância histórica e cultural do Plastimodelismo, o GPPSD/IPMS – São Paulo:

– Tem disponível uma Oficina dedicada e equipada para que seus sócios e o publico em geral possam praticar e se aprimorar no hobby, dispondo também de ampla biblioteca técnica para consulta com livros, revistas e DVDs;

– Tem realizado uma Convenção Nacional por ano, com sorteio de brindes, homenagens a personalidades ligadas ou diretamente envolvidas com aviação;

– Atua de forma ímpar com o objetivo de resgatar e preservar a memória da aviação brasileira e a valorização de símbolos nacionais;

– Tem realizado um “Mercado de Pulgas” destinado aos modelistas que pretendem se desfazer ou adquirir kits, literatura, acessórios e ferramentas.

– Apoia a organização e realização de outros eventos destinados a arrecadação de fundos a instituições de caridade, como foi o caso do 1.º Open de Plastimodelismo Beneficente em Vila Pompéia, organizado em parceria com a C&R Editorial; participação em Domingos Aéreos promovidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), doação de modelos para exposição permanente nas salas históricas de unidades aéreas da FAB, como o Parque de Manutenção Aeronáutica de São Paulo (PAMA-SP); 1º Grupo de Aviação de Caça (Rio de Janeiro) e 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA, Anápolis).

Clique aqui para se associar.

As reuniões do GPPSD/IPMS – BRASIL acontecem aos Sábados, das 10h00 às 18h30, na Rua Curitiba, 290. Bairro do Ibirapuera, São Paulo (SP). Mais informações, dúvidas ou contato, mande um e-mail para gppsd@gppsd.org.br

Mapa do local:

Rua Curitiba, 290. Paraíso, São Paulo – SP

 

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *