{"id":2449,"date":"2017-05-15T15:08:56","date_gmt":"2017-05-15T15:08:56","guid":{"rendered":"http:\/\/gppsd.com.br\/novo\/?p=2449"},"modified":"2023-10-01T02:25:13","modified_gmt":"2023-10-01T02:25:13","slug":"o-canhoneiro-voador-icm-models-yak-9k-148","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gppsd.org.br\/2017\/05\/15\/o-canhoneiro-voador-icm-models-yak-9k-148\/","title":{"rendered":"O canhoneiro voador – ICM Models YAK-9K, 1\/48"},"content":{"rendered":"

Por\u00a0<\/strong>Guilherme Castro<\/strong><\/p>\n

O valente Yak-9 \u00e9 considerado pelos especialistas e historiadores como o melhor e mais\u00a0 \u00a0vers\u00e1til avi\u00e3o de combate sovi\u00e9tico. Projetado e constru\u00eddo durante a 2\u00aa Guerra Mundial, foi um sucessor direto do Yak-7 que incorporou todos os refinamentos que o transformaram em ferramenta essencial para a vit\u00f3ria.<\/p>\n

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Seja na vers\u00e3o de ca\u00e7a, ataque ao solo ou ca\u00e7ador de blindados, o tipo foi o preferido dos pilotos por sua robustez, confiabilidade, manobrabilidade e poder de fogo. Sua constru\u00e7\u00e3o mista de madeira e duralum\u00ednio poupava o uso de materiais estrat\u00e9gicos. Teve a utiliza\u00e7\u00e3o de 5 motores diferentes, v\u00e1rias combina\u00e7\u00f5es de tanques de combust\u00edvel e sete variantes de armamentos. Sua velocidade de 600km\/h e seu teto de servi\u00e7o de 9 mil metros, o tornavam um temivel advers\u00e1rios para qualquer oponente alem\u00e3o que ousasse cruzar seu caminho, no ar ou na terra. O Yak 9 viu muita a\u00e7\u00e3o nas m\u00e3os dos pilotos sovi\u00e9ticos, poloneses e no imortal Esquadr\u00e3o Normandie-Niemen, operado pelos aviadores franceses.<\/p>\n

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Seu armamento consistia em metralhadora 12,7 UBS (.50 polegadas), canh\u00f5es de 20, 37 e 45 mm. Com o termino do conflito, foi cedido a v\u00e1rios paises sat\u00e9lites sovi\u00e9ticos chegando a combater, novamente, nos c\u00e9us da Cor\u00e9ia. Sua produ\u00e7\u00e3o permaneceu ativa entre 1.942 a 1.948, com um total de 16.772 unidades.<\/p>\n

ICM MODELS- YAK 9 ESCALA 1\/48.<\/strong><\/p>\n

Meu querido amigo Adrian Vaudano, comandante da avia\u00e7\u00e3o comercial, em uma de suas viagens pela Europa, ao visitar o Royal Air Force Museun, em Londres, comprou em um dos balc\u00f5es de venda de souvenires que l\u00e1 existem, um kit do Yak 9 da ICM Models para me presentear. Embalado em uma fr\u00e1gil caixa de pape\u00e7\u00e3o bem fino, o kit \u00e9 apresentado em 3 \u00e1rvores de pe\u00e7as, com 53 pe\u00e7as moldadas em pl\u00e1stico verde oliva em baixo relevo e um pequeno \u201csprue\u201d com 2 partes transparentes. O manual de instru\u00e7\u00f5es, em p\u00e1gina dupla em preto e branco, \u00e9 bem explicativa, indicando as cores a serem pintadas as pe\u00e7as internas com numeros indicativos. Os decais (razo\u00e1veis), que acompanham, permitem a constru\u00e7\u00e3o de 3 vers\u00f5es; D (ca\u00e7a de longo alcance), T (com canh\u00e3o de 37 mm) e a vers\u00e3o por mim escolhida, K (como canh\u00e3o Nudelman-Suranov NS-45mm), mesmo com pequeno n\u00famero de modelos constru\u00eddos, dada a falta de confian\u00e7a deste, que travava em excesso.<\/p>\n

MONTANDO O YAK 9K-45<\/strong><\/p>\n

Ao retirar as \u00e1rvores de pe\u00e7as, deparei-me com algo inusitado; nunca em meus mais de 40 anos de plastimodelismo, havia verificado pe\u00e7as com tanto \u00f3leo! Foi preciso dar dois banhos de \u00e1gua corrente com detergente para limpar tudo. Verifiquei, tamb\u00e9m, que as fuselagens e asas n\u00e3o possuiam os pinos guias de encaixe. Foi preciso medir e faze-los com a ajuda de broca.<\/p>\n

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Para quem gosta de um pouco de trabalho, o kit \u00e9 um prato cheio, pois ele precisa de alguns refinamentos, a come\u00e7ar pelo interior, que apesar do esfor\u00e7o do fabricante em fazer algumas estampas nas laterais, \u00e9 muito pobre, podendo o modelista, se quiser, melhor\u00e1-lo. O kit pode ser montado com os cap\u00f4s laterais do motor abertos. Para tal, \u00e9 bom pesquisar na Internet a adi\u00e7\u00e3o de alguns acess\u00f3rios para o motor, que podem ser constru\u00eddos com peda\u00e7os de plasticard e fios de sprue.<\/p>\n

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O interior do cockpit e por\u00f5es de rodas, assim como suas portas de prote\u00e7\u00e3o, foram pintadas na cor cinza m\u00e9dio. A camuflagem escolhida foi Light Blue na parte inferior e nas laterais e superf\u00edcie as cores Dark Grey e Blue Grey. Agora vem um problema, para quem quiser fazer a vers\u00e3o \u201cK\u201d. A pe\u00e7a n\u00ba C 15, que representa o bocal e cano do canh\u00e3o NS 45mm \u00e9 moldada de maneira rudimentar, com todos os escapes de chamas e gazes fechados. \u00c9 preciso, com muito cuidado, utilizar uma broca bem fina para abrir os orif\u00edcios laterais e o frontal.<\/p>\n

Depois de todo o trabalho realizado e a pe\u00e7a pintada em Gun Metal, o outro problema \u00e9 o encaixe na pe\u00e7a n\u00ba C 17 \u201cSpinner\u201d, que \u00e9 a parte do nariz do avi\u00e3o, pois o orif\u00edcio frontal \u00e9 muito estreito. Para solucionar o problema, usei uma broca de um diametro maior para alargar o espa\u00e7o e fui obrigado a cortar a haste do bocal do canh\u00e3o (pe\u00e7a C 15), passar por dentro da pe\u00e7a C 17 fazer o encaixe. Pode at\u00e9 parecer trabalhoso, mas s\u00f3 requer paci\u00eancia e aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Outros detalhes que consomem algum tempo \u00e9 a adi\u00e7\u00e3o das telas met\u00e1licas (que n\u00e3o vem no kit, tem de ser feita com tela de metal) das tomas de ar frontais e os encaixes das prote\u00e7\u00f5es laterais do motor. A parte transparente foi devidamente polida com algod\u00e3o e cera de polimento, pois ela \u00e9 meio opaca.<\/p>\n

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Depois de tudo pintado, coloquei os decais e fiz a parte de envelhecimento, com o auxilio de p\u00f3 de giz pastel, l\u00e1pis de cor e tinta \u00e0 \u00f3leo diluida com Aguarr\u00e1s, uma m\u00e3o de cera l\u00edquida Future para encerrar o trabalho e pronto.<\/p>\n

N\u00e3o posso dizer que foi um desafio montar o Yak 9K, realmente deu um pouco de trabalho, mas s\u00f3 o prazer de ver o kit montado, j\u00e1 \u00e9 uma grande satisfa\u00e7\u00e3o. Hoje, o meu guerreiro sovi\u00e9tico est\u00e1 em minha estante, junto de seus valorosos contempor\u00e2neos da 2\u00aa Guerra. Para quem gosta de avia\u00e7\u00e3o russa, recomendo o kit, mas n\u00e3o escolha a vers\u00e3o \u201cK\u201d que, por erro do fabricante ICM, d\u00e1 um pouco de dor de cabe\u00e7a.<\/p>\n

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