{"id":2795,"date":"2017-12-26T11:50:24","date_gmt":"2017-12-26T11:50:24","guid":{"rendered":"http:\/\/gppsd.com.br\/novo\/?p=2795"},"modified":"2023-10-01T02:57:56","modified_gmt":"2023-10-01T02:57:56","slug":"t-6-uma-lenda-da-aviacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gppsd.org.br\/2017\/12\/26\/t-6-uma-lenda-da-aviacao\/","title":{"rendered":"T-6 \u2013 uma lenda da avia\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

\u00a0Por Guilherme Castro<\/strong><\/p>\n

Qualquer pessoa que goste de avia\u00e7\u00e3o o conhece. Quem j\u00e1 teve o prazer de assistir a sua decolagem ou a um rasante, conhece o ronco de seu motor. Atuou com distin\u00e7\u00e3o em mais de 40 for\u00e7as a\u00e9reas, dentre as quais o Brasil. Mais de 80 aeronaves foram constru\u00eddas sob licen\u00e7a no Parque de Aeron\u00e1utica de Lagoa Santa em Minas Gerais. At\u00e9 sua desativa\u00e7\u00e3o em 1977, o bravo \u201c Temeia\u201d serviu \u00e0 nossa FAB como treinador avan\u00e7ado, ataque, patrulheiro, liga\u00e7\u00e3o e demonstrador a\u00e9reo. Muito conhecido das antigas gera\u00e7\u00f5es, o nome T-6 \u00e9 ligado instantaneamente \u00e0 Esquadrilha da Fuma\u00e7a, que tornou-se \u201cEmbaixadora\u201d da For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira nos c\u00e9us do mundo, levando em suas asas, as cores de nossa bandeira e mostrando o alto grau de destreza de nossos pilotos. Foram constru\u00eddas mais de 16 mil unidades, passou pela 2\u00aa Guerra Mundial, atuou na Guerra da Cor\u00e9ia e em conflitos localizados em diversas partes do mundo.<\/p>\n

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Academy \/ HTC, edi\u00e7\u00e3o especial, 1\/72<\/strong><\/p>\n

Este belo kit com o c\u00f3digo 72004 \u00e9 composto de tr\u00eas \u00e1rvores injetadas em pl\u00e1stico cinza contendo 40 pe\u00e7as finamente moldadas em alto relevo, e cinco partes transparentes. A folha de decais permite a decora\u00e7\u00e3o de quatro tr\u00eas aeronaves, a saber: Esquadrilha da Fuma\u00e7a em sua 3\u00aa pintura, Academia da For\u00e7a A\u00e9rea e do ERA – (ERA 31 e ERA 41) Esquadr\u00e3o de Reconhecimento e Ataque.<\/p>\n

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Montando e pintando o T-6<\/strong><\/p>\n

O folheto de instru\u00e7\u00f5es \u00e9 muito bem feito, permitindo uma r\u00e1pida visualiza\u00e7\u00e3o dos desenhos das pe\u00e7as a serem utilizadas nas etapas de montagem. Como de praxe, iniciamos com o interior do cockpit, que para a escala \u00e9 muito bem detalhado, incluindo os consoles laterais, assoalho, manches duplos e pain\u00e9is. Pena que a Academy esqueceu de adicionar uma pecinha de nada que poderia representar o r\u00e1dio, que fica logo atr\u00e1s do segundo assento.<\/p>\n

Ap\u00f3s passar o primer em todas as pe\u00e7as que formam o conjunto do interior, as duas partes internas da fuselagem, caixas de rodas e portas dos trens de pouso, apliquei a cor Interior Green.<\/p>\n

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Utilizei a cor preta para pintar as coberturas e pain\u00e9is de controle, empunhadura dos manches e detalhes dos consoles laterais. Antes de fechar as partes que comp\u00f5e as asas e fuselagem, fiz um leve \u201cwash\u201d com tinta preta da Valejo, bem dilu\u00edda, para real\u00e7ar os detalhes. Com a utiliza\u00e7\u00e3o de fita crepe com pintura havana, fiz os cintos dos assentos, com detalhes em caneta prateada, para dar a impress\u00e3o das fivelas.<\/p>\n

A colagem das asas com a fuselagem \u00e9 muito f\u00e1cil, pois todas as pe\u00e7as se encaixam perfeitamente, permitindo uma montagem muito tranquila. Optei por fazer a carlinga fechada, sendo que o mascaramento das partes transparentes (incluindo os far\u00f3is das asas e fremes) \u00e9 um pouco cansativa, dado ao tamanho min\u00fasculo dos locais a serem isolados.<\/p>\n

Novamente, depois de todas as pe\u00e7as externas fixadas, uma nova m\u00e3o de primer para corre\u00e7\u00e3o de algum erro de montagem ou espa\u00e7os entre as pe\u00e7as.<\/p>\n

Para real\u00e7ar as placas e baixo relevo do kit, fiz \u201cpr\u00e9-shade\u201d, passando tinta preta fosca em todas as linhas. No momento de escolher qual pintura fazer, bateu a grande d\u00favida: qual ser\u00e1 a vers\u00e3o a ser escolhida? Descartei de imediato a vers\u00e3o da AFA, por ser muito comum. A pintura da gloriosa Esquadrilha da Fuma\u00e7a seria uma escolha mais que natural, por sua import\u00e2ncia e colorido. Mas, tamb\u00e9m por uma quest\u00e3o hist\u00f3rica, escolhi a guerreira pintura (e pouco conhecida) do ERA \u2013 Esquadrilha (depois, Esquadr\u00e3o) de Reconhecimento e Ataque, que ao final do artigo, farei um breve resumo de suas atividades.<\/p>\n

Foram v\u00e1rias pinturas adotadas, sendo a mais conhecida a \u201cestilo Vietn\u00e3\u201d em seu aguerrido esquema de cores, por\u00e9m, procurei uma das primeiras camuflagens, que ilustra bem o in\u00edcio de suas atividades. Na parte inferior foi aplicada a cor FS 36622 Cinza P\u00e9rola, que depois de seca, foi isolada com fita protetora para a aplica\u00e7\u00e3o das duas cores na parte superior das asas e laterais da fuselagem, sendo a primeira Mediun Green H-320, que horas depois foi protegida para a aplica\u00e7\u00e3o de Dark Green H-309, ambas da marca Hobby Colors. Na sequ\u00eancia, foi iniciado um leve envelhecimento das cores aplicadas, que pela pouca utiliza\u00e7\u00e3o do esquema de pintura dos avi\u00f5es verdadeiros, teve de ser bem discreta.<\/p>\n

Para tal, usei a t\u00e9cnica de \u201cp\u00f3s-shade\u201d, invertendo as cores aplicadas, um pouco de giz pastel e refor\u00e7ando os realces das placas divis\u00f3rias com tinta preta Valejo, dilu\u00edda com \u00e1gua.<\/p>\n

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Depois, aplica\u00e7\u00e3o dos decais originais do kit e para selar todo o trabalho, uma m\u00e3o de Future. Sinceramente achei muito gratificante montar o kit, que \u00e9 simples, com bons encaixes e depois de montado, fica bem vistoso. Recomendo a todos \u00e0queles que curtem o poderoso e inesquec\u00edvel T-6.<\/p>\n

Um resumo da cria\u00e7\u00e3o dos ERA<\/strong><\/p>\n

Em 18 de junho de 1965, pela Portaria 44\/GM3, foram criadas as Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque, com a fun\u00e7\u00e3o de \u201cemprego em miss\u00f5es espec\u00edficas de coopera\u00e7\u00e3o na manuten\u00e7\u00e3o da seguran\u00e7a interna.\u201d A aeronave escolhida foi o T-6, por estar dispon\u00edvel em quantidades razo\u00e1veis e por seu desempenho satisfat\u00f3rio \u00e0s miss\u00f5es propostas.<\/p>\n

\"\"<\/a>R<\/p>\n

No ano de 1965 uma unidade especial da USAF, denominada 605Th Air Command Squadron, esteve em visita a Base A\u00e9rea de Santa Cruz transmitindo suas experi\u00eancias adquiridas no Vietn\u00e3, apresentando t\u00e9cnicas antiguerrilha aos pilotos do ERA. O resto \u00e9 hist\u00f3ria!<\/p>\n

A evolu\u00e7\u00e3o de Esquadrilhas para Esquadr\u00f5es e depois para Esquadr\u00f5es Mistos (com outras aeronaves e helic\u00f3pteros), permitiram que estas p\u00e1ginas da nossa avia\u00e7\u00e3o militar recente, por um certo per\u00edodo ficasse praticamente desconhecida.<\/p>\n

Para quem quiser saber mais sobre os ERA, existe um bel\u00edssimo e rico trabalho de autoria do grande historiador da nossa For\u00e7a A\u00e9rea, o Cel.\u00a0 Av. Aparecido Camazano Alamino, publicado pelo INCAER- Instituto Hist\u00f3rico Cultural da Aeron\u00e1utica sob o t\u00edtulo \u201cAvia\u00e7\u00e3o de Reconhecimento e Ataque na FAB \u2013 A Saga dos Guerreiros Polivalentes\u201d, onde a hist\u00f3ria completa, esquemas de pintura, her\u00e1ldica e todas as aeronaves empregadas podem ser apreciadas. Recomendo sem ressalvas a obra com a vantagem de estar dispon\u00edvel para Download gratuito, \u00e9 s\u00f3 clicar aqui: http:\/\/www2.fab.mil.br\/incaer\/images\/eventgallery\/instituto\/Opusculos\/Textos\/opusculo_emra.pdf<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u00a0Por Guilherme Castro Qualquer pessoa que goste de avia\u00e7\u00e3o o conhece. Quem j\u00e1 teve o prazer de assistir a sua decolagem ou a um rasante, conhece o ronco de seu motor. Atuou com distin\u00e7\u00e3o em mais de 40 for\u00e7as a\u00e9reas, dentre as quais o Brasil. Mais de 80 aeronaves foram constru\u00eddas sob licen\u00e7a no Parque de Aeron\u00e1utica de Lagoa Santa em Minas Gerais. At\u00e9 sua desativa\u00e7\u00e3o em 1977, o bravo \u201c Temeia\u201d serviu \u00e0 nossa FAB como treinador avan\u00e7ado, ataque, patrulheiro, liga\u00e7\u00e3o e demonstrador a\u00e9reo. Muito conhecido das antigas gera\u00e7\u00f5es, o nome T-6 \u00e9 ligado instantaneamente \u00e0 Esquadrilha da Fuma\u00e7a, que tornou-se \u201cEmbaixadora\u201d da For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira nos c\u00e9us do mundo, levando em suas asas, as cores de nossa bandeira e mostrando o alto grau de destreza de nossos pilotos. Foram constru\u00eddas mais de 16 mil unidades, passou pela 2\u00aa Guerra Mundial, atuou na Guerra da Cor\u00e9ia e em conflitos localizados em diversas partes do mundo. Academy \/ HTC, edi\u00e7\u00e3o especial, 1\/72 Este belo kit com o c\u00f3digo 72004 \u00e9 composto de tr\u00eas \u00e1rvores injetadas em pl\u00e1stico cinza contendo 40 pe\u00e7as finamente moldadas em alto relevo, e cinco partes transparentes. A folha de decais permite a decora\u00e7\u00e3o de quatro tr\u00eas aeronaves, a saber: Esquadrilha da Fuma\u00e7a em sua 3\u00aa pintura, Academia da For\u00e7a A\u00e9rea e do ERA – (ERA 31 e ERA 41) Esquadr\u00e3o de Reconhecimento e Ataque. Montando e pintando o T-6 O folheto de instru\u00e7\u00f5es \u00e9 muito bem feito, permitindo uma r\u00e1pida visualiza\u00e7\u00e3o dos desenhos das pe\u00e7as a serem utilizadas nas etapas de montagem. Como de praxe, iniciamos com o interior do cockpit, que para a escala \u00e9 muito bem detalhado, incluindo os consoles laterais, assoalho, manches duplos e pain\u00e9is. Pena que a Academy esqueceu de adicionar uma pecinha de nada que poderia representar o r\u00e1dio, que fica… <\/p>\n

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