{"id":2854,"date":"2018-06-29T10:19:12","date_gmt":"2018-06-29T10:19:12","guid":{"rendered":"http:\/\/gppsd.com.br\/novo\/?p=2854"},"modified":"2023-10-01T03:02:48","modified_gmt":"2023-10-01T03:02:48","slug":"mig-21-o-caca-mundial","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gppsd.org.br\/2018\/06\/29\/mig-21-o-caca-mundial\/","title":{"rendered":"MiG-21 – O ca\u00e7a mundial"},"content":{"rendered":"
Por Guilherme P. de Castro<\/em><\/strong><\/p>\n Constru\u00eddo em grandes quantidades, serviu com distin\u00e7\u00e3o em aproximadamente 50 na\u00e7\u00f5es. O MiG-21 foi um marco na avia\u00e7\u00e3o militar mundial sendo um \u00edcone da Guerra Fria, seja com as For\u00e7as A\u00e9reas do Pacto de Vars\u00f3via, na \u00c1frica, Sudeste da \u00c1sia, Oriente M\u00e9dio ou no Caribe.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Sua hist\u00f3ria come\u00e7a em 1954 ap\u00f3s a Guerra da Coreia no escrit\u00f3rio de projetos Mikoyan \u2013 Gurevich, sendo sua vers\u00e3o de pr\u00e9-s\u00e9rie conhecida como Fishbed B impulsionado por um reator Tumansky R-11 de 5.200 Kg de empuxo com p\u00f3s combustor e tinha como armamento fixo dois canh\u00f5es NR de 30 mm e dois m\u00edsseis K5A sob as asas. Com o passar dos anos, foi sempre aperfei\u00e7oado e atualizado, permitindo v\u00e1rias vers\u00f5es que foram exportadas para pa\u00edses sat\u00e9lites ou sob influ\u00eancia sovi\u00e9tica. Seu custo operacional relativamente baixo e robustez do design, aliado \u00e0 sua alta velocidade o tornaram atrativo para as for\u00e7as a\u00e9reas de pa\u00edses com poucos recursos, que clamavam por um ca\u00e7a de alta tecnologia e versatilidade.<\/p>\n Rivalizava em fama com seus contempor\u00e2neos McDonnel F4 Phanton II dos EUA e o Dassault Mirage III franc\u00eas. Participou de combates em diversas partes do mundo, sempre impondo muito respeito.<\/p>\n Pouco conhecido \u00e9 o \u201cCaso do MiG-007 \u201c, no melhor estilo James Bond (em moda, na \u00e9poca), onde um piloto iraquiano, que convencido pelo Mossad (Servi\u00e7o Secreto de Israel) desertou em agosto de 1966 com seu MiG entrando no espa\u00e7o a\u00e9reo israelense, sob a prote\u00e7\u00e3o de Mirages.<\/p>\n Em poder do ca\u00e7a sovi\u00e9tico, os pilotos de Israel tiveram quase um ano para voar e testar o funcionamento, defici\u00eancias, virtudes e segredos deste formid\u00e1vel advers\u00e1rio, que enfrentariam na Guerra dos Seis Dias em junho de 1967.<\/p>\n Montando o MiG 21MF Academy, 1\/48<\/strong><\/p>\n Me atrevo a dizer que, assim como o Me 109, o MiG-21 \u00e9 um dos preferidos da avia\u00e7\u00e3o militar entre os plastimodelistas. Com um grande n\u00famero de livros especializados, Profiles, Walkarounds e mat\u00e9rias, permitem aos praticantes do hobby optar entre as muitas marcas, escalas e vers\u00f5es dispon\u00edveis no mercado, assim como escolher as vistosas e interessantes pinturas e op\u00e7\u00f5es de camuflagem. Com o c\u00f3digo 2171\/FA147, este veterano molde da Academy de 1998 ainda imp\u00f5e respeito nos dias atuais, sendo por vezes relan\u00e7ado com outras artes de tampas de caixas. Moldado em pl\u00e1stico cinza, baixo relevo, \u00e9 composto de cinco \u00e1rvores, com aproximadamente 103 pe\u00e7as, sendo completado com cinco transpar\u00eancias. O jogo de decais permite a decora\u00e7\u00e3o da For\u00e7a A\u00e9rea da Hungria, R\u00fassia e \u00cdndia, essa \u00faltima que acabou sendo a minha op\u00e7\u00e3o.<\/p>\n