MIG 17F “FLASHPOINT FIGTHER”

MIG 17F “FLASHPOINT FIGTHER” por Guilherme Castro

” As Andorinhas Prateadas do Norte “, os Migs 17F Norte Vietnamitas.

AS ANDORINHAS PRATEADAS DO NORTE
O Shenyang J-5 ( nome de relatório da OTAN Fresco  ) era um interceptador a jato  monoposto  de combate chinesa , versão licenciada do Mikoyan-Gurevich MiG-17 de projeto russo. O J-5 foi exportado como  F-5  e foi originalmente designado Dongfeng-101  e também  Tipo 56 antes de ser designado J-5 em 1964. A licença de fabricação foi obtida em 1961 para o interceptor MiG-17PF e a produção começou  com a designação  J-5A . Pouco tempo depois  ocorreu a  crise nas relações entre a República Popular da China e a União Soviética ( Ruptura  Sino-Soviética) , causando enormes problemas  nos projetos industriais e técnicos, de modo que o primeiro J-5A não voou até 1964, quando o tipo já era obsoleto. Um total de 767 J-5s e J-5As foram construídos quando a produção terminou em 1969.

Os pilotos da Força Aérea Popular do Vietnã  ( FAPV ) deram um apelido bem peculiar a seus reluzentes caças  MIG-17F  ( J-5 ) de “Andorinhas Prateadas , pássaros que surgem em todo o Vietnã com a primavera. Logo no início  de abril de 1965, aviões da  U.S Navy e da  e U.S.A.F, desafiadoramente iniciaram incursões aéreas em  território do Vietnam do Norte.  Em uma dessas missões. tinham como alvo principal a Ponte Ferroviária Thanh Hoa. Voando  em patrulha,  dois MiG-17 aproximaram-se sem serem vistos de 2 de aviões Chance Vought  F-8E  Cruzader  que haviam acabado de participar do ataque.  O combate marcou a primeira interceptação realizada pelos MiG-17 do Vietnã do Norte. Os enfrentamentos tornaram-se diários, sendo que em 5 de abril  foram confirmados que 2  caças- bombardeiros Republic  F-105 Thunderchief sucumbiram diante dos pesados canhões de bordo dos  MiG-17, mesmo estando sob a escolta de caças  North American F-100 Super Sabre. Não era novidade para o Serviço de Inteligência  a presença dos  MiGs-17 no Vietnã do Norte , mas as doutrinas usadas, eram ultrapassadas, causando perdas de aeronaves sofisticadas e caras. Foi  uma desagradável surpresa  ao alto comando da Força Aérea  Norte Americana e Marinha. O armamento fixo de combate do MiG-17 consistia em um canhão NR-37D de 37mm com 40 tiros e dois canhões NR-23 de 23mm com 80 munições por arma, limitando  o piloto a sete segundos  de disparo,  bem  menos tempo de fogo que caças ocidentais como os americanos F-100 Super Sabre, F-105 Thunderchief e F-8 Crusader, vedetes do arsenal aéreo da USAF / US Navy. A principal técnica envolvia rígido treinamento de tiro em combate aéreo utilizando suas  armas com ciclo de disparos bem lentos, economizando munições. Surgiu dai, o nome de “ Snipers “ entre os pilotos americanos ao se referirem  aos pilotos de Mig 17 Norte Vietnamitas. O assunto foi tão traumático que em março de 1.969 foi criada a Escola de Armas de Caças da Marinha, chamada TOP GUN, na Estação Aeronaval de Miramar – Califórnia, para aprimorar as táticas de combates aéreos , que  estavam muito defasadas, baseadas, ainda,  em táticas da II Guerra Mundial ( 1.939-1.945 ) e da Guerra da Coréia ( 1.950-1.953 ). Foi  a maneira  encontrada para lapidar os pilotos de combate após os péssimos resultados em céus do Sudeste Asiático. As andorinhas prateadas, na verdade, tornaram-se terríveis aves predadoras !
O MiG-17 ( Sheniang J-5 ) serviu com pelo menos 22 Forças Aéreas diferentes em todo o mundo e destacou-se por sua robustez, simplicidade, excelente manobra de combate  além do impressionante poder de impacto de seu armamento fixo.  No Vietnan, combateu de igual para igual  aeronaves supersônicas americanas muito mais sofisticadas.  Foi um formidável combatente, que mudou as doutrinas e táticas de guerra aérea da época.

MONTANDO O MIG 17F DA HOBBYCRAFT ESCALA 1/48
 Com o código do fabricante HC-1437, o kit é muito modesto sendo  apresentado com 60 peças moldado em plástico cinza médico, sendo 3 delas transparentes. O folheto de instruções é muito vago, sendo que a montagem das portas dos trens de pouso requer uma pesquisa, para quem não souber o correto posicionamento. O jogo de decais permite a decoração de  aeronaves utilizadas pelas forças aéreas dos seguintes paises: Vietnan ( 1.972 ), Egito ( 1.967 ), Congo ( 1.997 ), Somália ( 1.976 ), e duas decorações da Nigéria ( 1.969 ).  É muito claro a idade do molde, mas é ideal para o modelista iniciante ou para aqueles que gostam de kits com poucas peças, sem muitos refinamentos.

Seguindo o manual, iniciei a montagem pelo habitáculo do piloto. O assento ejetável é espartano, assim como o painel de instrumentos. Para  minha surpresa, notei que o pessoal da Hobbycraft simplesmente “ esqueceu “ de moldar o manche ! Mas tudo bem , foi coisa fácil de improvisar. Pela pouca quantidade de peças, a montagem das asas e fuselagem é muito tranquila e rápida, sem nenhum tipo de dor de cabeça. As hastes dos trens de pouso são rudimentares, precisando de um pouco de atenção e torneamento com lixa para melhorar um pouco a aparência. Todo o interior, incluindo as partes internas das portas dos trens de pouso foram pintados na cor “ Interior Turquoise Green “, mais conhecido como “ Interior Mig “. Depois te tudo nos devidos lugares, foi a vez de colar os tres canhões , que formam o armamento fixo do Mig 17. Tive de lixar um pouco os bulbos que protegem os canhões, pois estão com um tamanho que afetam a colocação das portas do trem de pouso frontal. Mais um problema de fácil solução. Depois de um banho de primer para a correção das imperfeições, frestas e marcas de lixamento, fiz um pré shade no modelo com tinta verde escuro. A pintura já estava escolhida previamente, e seria da Força Aérea Norte Vietnamita. Assim, pintei todo o kit na cor Pérola Prata Fina, referência 108 da Multicores. Depois de secar por algumas horas, a  superfície foi polida com algodão. Posteriormente, foi mascarada as partes desejadas com fita protetora, recortadas em conformidade com os esquemas de camuflagem baseadas em fotos e gravuras do “ 2011 “. Depois de tudo pronto, foi passada uma camada de tinta Hobbycolor H- 303 Green, sendo feita a modulação de cores com a aplicação de H-73 Dark Green. Para finalizar, foram feitos alguns efeitos de sombreamento de placas com tinta  preta Valejo  diluída em água, com a ajuda de um pincel médio.. Os decais foram retirados da cartela EP-48271 da Eagle Strike Productions, que além da versão vietnamita tem as versões para a Polonia e Indonésia. Para encerrar, uma boa camada de verniz Future para selar todo o trabalho mais uma polidinha com algodão e a colocação dos tanques subalares de combustível. Depois de retirar as fitas das partes transparentes, e a colocação do mastro da antena, gostei de ver o  resultado da minha “ Andorinha Prateada no Norte “, que de maneira valente, deu muito trabalho aos aviadores norte americanos. 

Resolvi decorar meu MiG-17 nas cores em que  foi conduzido por Ngo Duc Mai , detentor de 3 vitórias confirmadas, a saber; o F-4C Phantom II  BuNo 63-7614, pilotado pelo Cel. Norman Gladdis do 390º TFS / 366th TFW sobre Hoa Lac , outro F-4 pilotado pelo Cel.Norman Cagadix sobre Yen Bai e também o F-8 Cruzader BuNo 150908 do Comandante Richard Bellinger  do VF- 162, baseado no Porta Aviões USS Oriskani. As nove estrelas de vitórias registram, possivelmente, as aeronaves abatidas  pelos pilotos que voaram o  “2011 “ do Regimento Aéreo 923 da FAPV, ou o total de vitórias desta unidade. Este jato estava exposto  em uma praça, hoje, é  exibido no Museu da História Militar em Hanói, apesar de que existem referencias ao “ 2011 “, totalmente prateado ou com a camuflagem que reproduzi ( Snake Skin – Pele de Cobra ), mas com a parte debaixo das asas, totalmente prateadas. Optei pelas fotos do que está no Museu, por via das dúvidas.

A  CAMUFLAGEM  ESCOLHIDA  –  VERMELHO 2011

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *